segunda-feira, 4 de maio de 2015

TPM: Sabia quais alimentos evitar para amenizar os sintomas

A Síndrome pré-menstrual (SPM) é um distúrbio comum que acomete a maioria das mulheres durante a fase reprodutiva e geralmente se manifesta na semana que precede a menstruação, desaparecendo alguns dias após o aparecimento do fluxo menstrual. Os sintomas e sua intensidade podem variar a cada ciclo sendo os mais comuns: irritabilidade, alterações de humor, comportamento depressivo, impulsividade, aumento de apetite, desejo por doce, confusão mental, fadiga, mastalgia, edema abdominal, lombalgia, insônia, aumento de peso temporário, enxaqueca, presença de edema nas extremidades, constipação intestinal e diarreia.

Cerca de 5-10% das mulheres sofrem de severa síndrome pré-menstrual e 30-40% apresentam sintomas moderados. Em alguns casos pode provocar alterações comportamentais, emocionais, cognitivas e físicas, comprometendo o relacionamento no ambiente familiar, social, escolar e profissional.

Mas o que muitas mulheres não sabem, é que a alimentação pode contribuir significativamente para a piora dos sintomas. Por exemplo, muitas apresentam compulsão por doces e recorrem ao chocolate, mas o que as mulheres não sabem é que este alimento está na lista negra da TPM.


Foto: Revista Donna

Confira abaixo os alimentos que devem ser evitados:

- Chocolate: Concentrado em açúcares e gorduras trans (gordura hidrogenada), agravam mais ainda a ansiedade e a vontade de comer mais doces e chocolates, gerando um ciclo vicioso. Se for consumir, opte pelas versões saudáveis com 50 a 70% cacau. 

- Sal de adição e alimentos industrializados: o principal vilão aqui é o sódio, entretanto os alimentos industrializados também possuem substâncias tóxicas como, glutamato monossódico, gorduras trans, conservantes, corantes e aditivos químicos. Neste caso, favorece a retenção de líquidos e a sensação de ganho de peso devido à alta concentração de sal no sangue estimular as glândulas supras-renais a produzirem mais hormônio antidiurético que tem como função reabsorver mais sódio e líquidos. Além disso, também estimula mais produção de prolactina, responsável pelo aumento, dores e inchaço das mamas.

- Embutidos: ricos em nitratos e nitritos, conservantes, corantes, aditivos químicos, sal, gorduras trans, e pobres em nutrientes. Compostos extremamente inflamatórios e tóxicos  que pioram consideravelmente os seguintes sintomas: inchaço, dores de cabeça, dores nas mama, irritabilidade e alergias.

- Alimentos ricos em gordura ruim: frituras, gordura animal, manteiga, margarina e gorduras trans (biscoitos recheados, sorvetes e alimentos industrializados), embutidos e laticínios são compostos por gorduras pró inflamatórias, aumentando substâncias que inflamam o organismo e provocam cólicas, dores de cabeça, dores nos seios e retenção de líquidos. Ainda este tipo de gordura pode estimular o organismo a produzir mais estrógeno e favorecer o surgimento da acne.

- Cafeína: Potente estimuladora do sistema nervoso central, aumenta o hormônio do estresse (cortisol) e diminui a produção de serotonina (hormônio do bem estar e prazer), consequentemente agrava os seguintes sintomas: Estresse, irritabilidade, dores de cabeça, tensão, ansiedade e compulsão por doces. A cafeína está presente em outros alimentos além do cafezinho, chá mate, chá verde, ice tea, chocolate, guaraná natural e refrigerantes.

- Álcool: Pode favorece o aumento no consumo de doces por favorecer a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue) e a eliminação de importantes nutrientes que controlam o equilíbrio do nosso organismo (cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B). 

Elaborado por Nutricionista Letícia Leôncio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário