quarta-feira, 2 de maio de 2012

Atletas e praticantes de atividade física x Vegetarianismo

Parte 1: Proteínas
Atividade física e alimentação vegetariana podem combinar sim, inclusive já são conhecidos vários atletas de elite vegetarianos para provar isso. Basta ter uma alimentação equilibrada e bem planejada, como qualquer outra deve ser. 
Dave Scott, triatleta vegano. Venceu 6 vezes a prova de Ironman.

A alimentação vegetariana deve conter quantidade adequada de fontes proteicas que inclui todo o grupo das leguminosas: grão de bico, lentilha, feijões, ervilha e também os cereais integrais como a quinoa, amaranto, trigo, aveia, arroz, entre outros. As fontes protéicas da dieta vegetariana estão, em sua maioria associadas à carboidratos e as da dieta onívora associadas a gorduras, assim, é de se esperar que vegetarianos tenham um bom aporte do substrato essencial para o exercício de resistência, o carboidrato.  Outras opções de alimentos vegetais ricos em proteínas são as sementes e as oleaginosas (amêndoas, noz pecã, amendoim, avelã, castanha de caju, castanha do Brasil, gergelim, linhaça, semente de abóbora, girassol, nozes, pistache, pinhão, macadâmia) que complementam o pool de aminoácidos diários necessários juntamente com os cereais e leguminosas.
Carl Lewis, atleta vegano. É o maior medalhista olímpico de todos os tempos.

No GUIA ALIMENTAR DE DIETAS VEGETARIANAS PARA ADULTOS (SVB, 2012), podemos encontrar uma tabela a respeito dos 8 mitos circundantes as proteínas de origem vegetal:



Suplementos: e a creatina?
Vegetarianos possuem normalmente menores concentrações plasmáticas de creatina quando comparados aos onívoros, porém isso não reflete diminuição de seu conteúdo muscular. Algumas evidências indicam que pessoas com menores concentrações poderiam se beneficiar desta suplementação ou estariam mais propensas a melhora no desempenho. A creatina é um composto que contém carbono, hidrogênio e nitrogênio, sintetizada nos rins, pâncreas e fígado a partir de três aminoácidos: glicina, arginina e metionina. Existem suplementos de creatina no mercado que são vegetarianos, mas devem ser recomendados sempre por um nutricionista de acordo com a necessidade individual e pelas característica do exercício físico praticado.
Nos próximos posts, vamos continuar falando dos pontos importantes sobre alimentação vegetariana e atletas.

Post elaborado pelas Nutricionistas Carolina Arbache e Paula Gandin.

6 comentários:

  1. Gostei muito.Necessitamos sempre dos esclarecimentos referentes à alimentação,sobretudo pela vegetariana.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria! Na época em que estava levando a sério uma dieta para ganhar massa muscular, sofri pois a nutricionista não era vegetariana e agora que estou grávida estou passando pelo mesmo problema... Você tem alguma matéria sobre gestantes vegetarianas? Estou preocupada com a falta de ferro. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários!

    Gigazzi, fiz um post em novembro de 2011 com o tema "Pais vegetarianos, filhos futuros vegetarianos?". Dê uma conferida!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Adorei, sou vegetariana e as pessoas ainda tem preconceito com isso... falando que "vai faltar proteína pra mim", mas nada como esclarecer através de uma profissional do ramo! Muito bom o site!

    ResponderExcluir
  5. Oi Tathi, tudo bem?

    Infelizmente ainda vemos esse tipo de preconceito. Mas fico feliz em ajudar quem está buscando informações sobre o assunto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, a Drª efetua planos alimentares?

    ResponderExcluir