segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Retenção de líquidos - o que fazer para evitar o inchaço?

Para evitar a retenção de líquidos - e o decorrente o aumento de peso - é primeiramente indicado um consumo moderado de sódio, associada a uma ingestão adequada de potássio. Isso porque o excesso de sódio provoca retenção hídrica enquanto o potássio age como diurético. Ter uma alimentação saudável, incluindo ao mínimo cinco porções de frutas e legumes por dia pode reduzir a retenção de líquidos. Indica-se também o consumo de fontes de magnésio (folhas verdes escuras, cereais integrais), potássio (banana, laranja, ameixa, tomate, semente de girassol), vitamina B6 (cereais integrais, castanhas), cálcio (gergelim, vegetais verdes escuros, tofu, feijões). Com isso, é fundamental aumentar o consumo de água, pois ela auxilia na eliminação de toxinas.
Os chás (branco, verde) feitos a partir da planta Camellia Sinensis, além dos já conhecidos compostos antioxidantes e termogênicos, possuem também ação diurética. Além disso, existem outras ervas com função diurética, como: dente-de-leão, capim-limão, salsaparrilha, chapéu de couro e cavalinha. A cavalinha, por exemplo, oferece boas quantidades de potássio que auxilia na função diurética e, ainda contém silício, um mineral ótimo para a saúde da pele.
O consumo de carboidratos refinados (arroz branco, pães, bolos e bolachas feitos com farinha branca) devem ser substituídos pelos carboidratos integrais (arroz integral, pão integral, aveia, quinoa) uma vez que o consumo excessivo de carboidrato, na forma refinada, tem sido relacionado com a presença de edema e outros distúrbios como fadiga e alterações de humor.
Além disso, deve-se evitar o consumo de produtos com muito sódio em sua composição, geralmente encontrados nos industrializados: embutidos (peito de peru, linguiça, presunto, salame), conservas, salgadinhos, refrigerantes, alimentos instantâneos, molhos e temperos prontos. É essencial que o rótulo seja conferido e as quantidades de sódio presentes nos alimentos sejam analisadas. O sal de cozinha também contém sódio (1g de sal = 400mg de sódio), por isso seu consumo deve ser moderado. A recomendação diária é em torno de 1 colher de chá rasa de sal, no entanto, em geral a população consome o dobro desta recomendação. As ervas naturais são ótimas maneiras de substituir esse consumo excessivo de sal.
 Restringir o consumo de álcool, cafeína, frituras e carne vermelha gordurosa também são ações importantes, pois estes alimentos possuem ação pró-inflamatória no organismo que acabam estimulando a retenção hídrica.

4 comentários:

  1. Gostei muito. Tenho retenção de líquidos e agora tomarei com frequência o chá de cavalinha.
    Grata,
    Teresa Maia

    ResponderExcluir
  2. Gostei são dicas muito valiosas vou tentar ao menos tomar o chá. obrigada.

    ResponderExcluir
  3. chá verde possui cafeína e é bom para retenção. Depois fala pra evitar cafeína. Não entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhónhas! Chá não tem cafeina, quando muito tem teína!

      Excluir