segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Beleza na mesa

Como a nutrição funcional pode ser uma aliada da beleza?
Uma alimentação desequilibrada, sedentarismo, estilo de vida inadequado, fumo, exposição a toxinas e estresse são fatores que podem acionar gatilhos que geram aumento da produção de substâncias pró-inflamatórias que desencadearão ações deletérias no organismo. Com a origem desse processo inflamatório, pode ocorrer o início de inúmeras doenças como diabetes, câncer, aterosclerose, cardiovasculares, artrite, além de obesidade e desordens cutâneas.
Desta forma, o nutricionista clínico funcional reconhece os gatilhos e antecedentes de cada paciente, junto aos seus efeitos no organismo e utiliza a nutrição na melhora dos sintomas por meio da modulação do quadro inflamatório. Em relação às desordens estéticas, o objetivo é fornecer nutrientes e fitoquímicos que tenham ação direta na saúde da pele que atuam contra o envelhecimento celular. E justamente a partir desse equilíbrio do organismo que constituímos a manutenção do peso corporal de maneira realmente saudável.

Dicas
a) Combater o envelhecimento precoce
Castanha-do-pará: Indicada para combater o envelhecimento precoce, pois fornece quantidades importantes de um mineral chamado selênio, essencial para funcionamento adequado do sistema antioxidante do organismo.
b) Ter pele mais bonita
Vegetais verde escuros e vegetais amarelo-alaranjados: ricos em carotenóides, que possuem função pró-vitamina A, são importantes para a estimulação da síntese de colágeno.
c) Ter cabelo mais bonito
Aveia: este cereal contém zinco e vitaminas do complexo. Além disso, fornece silício, um mineral que ajuda a estruturar a queratina, a proteína que constitui os cabelos.
d) Combater a celulite
Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha): fornecem vitaminas do complexo B que auxiliam no combate da inflamação vascular e disfunção endotelial.
e) Eliminar a barriga    
Abacate (Sim, o abacate!): rico em ômega 9 (ácido oleico) tipo de gordura monoinsaturada que está relacionada com melhores níveis de triglicérides, diminuição do colesterol total, mas aumento do HDL-colesterol (função positiva no organismo). Possui vitamina E, glutationa (molécula antioxidante mais importante para nosso corpo), ácido fólico, potássio, magnésio e fibras. Contém fitoesteróis, que ajudam na redução do colesterol e diminuição da circunferência abdominal. Outra substância presente é o beta-sitosterol, que tem um efeito relevante na redução da resistência à insulina para a perda de peso. O conjunto de vitaminas e estas substâncias que o torna ainda um importante aliado para a pele, combatendo rugas e acne.

No entanto, devemos sempre considerar a individualidade de cada pessoa, lembrando que algumas pessoas podem ter hipersensibilidades a certos tipos de alimentos e, desta forma, incluí-los na dieta não será adequado para aquele indivíduo. É papel do nutricionista diferenciar a conduta de cada paciente, de acordo as suas necessidades.

2 comentários:

  1. Gostaria de saber muito mais, quais os alimentos corretos que devo comer, para tambem ajudar minha famili. Sinto que necessito mudar radicalmente, minha maneira de alimentar. Obtive algumas informaçoes que nao sabia, gostei muito de seu Blog. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!

    Muito obrigada! Fico feliz que esteja gostando das matérias. Espero seu email no nutro@paulagandin.com.br para conversarmos mais.

    Grande abraço,

    Dra. Paula Gandin

    ResponderExcluir