terça-feira, 24 de maio de 2011

Crudivorismo


Os praticantes do crudivorismo ou aqueles adeptos ao seu conceito devem estar atentos à ingestão adequada de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. A absorção de  alguns nutrientes pode ser facilitada quando os alimentos não passam pelo cozimento, porém com alguns nutrientes a absorção com o aquecimento é melhor, como pode ser observado em fitoquímicos como o betacaroteno e licopeno. As pessoas que seguem este estilo alimentar corretamente, relatam menos cansaço, indisposição, mau humor, problemas gastrintestinais e imunológicos.

Devem ser incluídos na dieta as sementes (linhaça, gergelim, girassol, abóbora), oleaginosas (castanhas, nozes, macadâmias, amêndoas), cereais germinados, legumes, frutas e verduras. As leguminosas (feijões, soja) não devem ser ingeridas cruas, portanto seu consumo deve passar por cozimento.

Assim sendo, os cardápios sugeridos seguiram propostas do crudivorismo, no entanto, não são aplicados em sua totalidade. Outras opções podem ser adaptadas conforme seus hábitos alimentares e paladar. O importante é lembrar que cada pessoa tem necessidades diferentes e a avaliação do emagrecimento ou manutenção de seu peso deve ser realizada por um profissional de saúde. Desta maneira, a sugestão dos pratos pode ser incorporada em seu dia-a-dia pensando em nutrir o corpo, não apenas realizando a contagem de calorias.

Receitas Crudívoras:

Leite Amêndoas com Damasco

1 e 1/2 xícara de amêndoas deixadas de molho por 12 horas e tendo a sua água trocada duas vezes; 4 xícaras de água mineral;
Modo de fazer: Bater bem todos os ingredientes no liquidificador. Passar o líquido em uma peneira dividido em duas partes.
A porção de amêndoas que sobrou, adicionar mais uma xícara de água mineral e bater novamente no liquidificador. Peneirar novamente. Conservar na geladeira.
Damascos: Juntar os damascos já hidratados e bater no liquidificador com o leite de amêndoas.

Pudim de banana e mamão


4 bananas prata
1/2 mamão pequeno
1 colher de sopa de canela
4 tâmaras
1 colher de mel
Bater a banana, as tâmaras (sem caroço) e o mamão no processador até ficar um creme homogêneo. Despeje em taças e enfeite com canela e um pouquinho de mel.


Veggie Burger Crudívoro

Passe no processador ½ quilo de nozes. Depois acrescente os seguintes ingredientes no processador:
½ quilo de cenoura 1 cebola média 1 colher de sopa de melado ou banana bem madura 1 colher de sopa de óleo vegetal 1 a 2 colheres de ervas a gosto sal marinho a gosto 2 a 3 colheres de sopa de levedo (opcional)
Se a mistura não ficar consistente o bastante, acrescente 1 ou 2 dos seguintes ingredientes: alho em pó, cebola em pó, salsa seca, levedo, farinha de linhaça. Faça bolinhos ou use a forma que desejar. Polvilhe com páprica antes de servir. Serve 10 pessoas.

Um comentário:

  1. Boa tarde,

    Agora já podem comprar todo o tipo de desidratadores, desde os mais económicos aos topo de gama (Excalibur) em:

    www.BRINCOLOICA.com

    Os portes são grátis apartir de 100€ para Portugal continental.

    Votos de um estilo de vida saudável :)

    Nuno Pascoal

    ResponderExcluir